• Machado TOPO
  • Governo dia do piaui
  • GOVERNO OUTUBRO
  • PARAIBA TOPO
Governo

Governo avança na implantação de internet de alta velocidade em 98 municípios piauienses

A população será beneficiada com internet gratuita e na melhoria da prestação dos serviços públicos

Fonte: CCom 7 outubro 2019 10:44

Davi Jonas (Reprodução TV CCom)

Em dois anos, o Governo do Piauí tem como meta instalar 1.500 pontos de acesso à internet por meio de fibra ótica, que beneficiarão a população por meio dos serviços oferecidos pelo Estado e das redes gratuitas de wifi, que serão instaladas em praças públicas. A ação se dá por meio do projeto Piauí Conectado, fruto de parceria público-privada em que o Governo do Estado do Piauí investe na implantação de cinco mil quilômetros de fibra ótica em 98 municípios piauienses.

O objetivo é levar serviço de internet de qualidade a 80% da população. A iniciativa tem avançado a cada dia no cumprimento das metas e vem mudando a vida e o cotidiano dos piauienses e o trabalho nos órgãos que já fazem uso de uma internet com velocidade de 30 megabytes.

O professor de informática, Davi Jonas, disse que a velocidade da internet no Patronato Nossa Senhora de Loudes, em Campo Maior, passou de 2Mb para 30Mb e isso tem possibilitado que os alunos utilizem melhores recursos tecnológicos na aprendizagem. “Antes, a gente não podia assistir vídeos no YouTube, por que a velocidade não dava. Com o Piauí Conectado e a conexão mais veloz é possível assistir videoaulas, canais de educação e os próprios vídeos produzidos pela Secretaria da Educação (Seduc). Hoje, temos internet em diversos ambientes da escola, o que antes era reduzido ao laboratório de informática”, comentou o docente.

Davi Jonas enfatizou que os alunos agora podem utilizar programas que permitem a imersão no mundo digital. “Posso ensinar a utilizar programas e ferramentas de programação que poderão ser úteis, inclusive, no mercado de trabalho. Melhorando o acesso é um mundo de possibilidades que se abre”, declarou o professor.

A utilização da internet por fibra óptica também tem melhorando o dia a dia nas rotinas administrativas dos hospitais, como é o caso do Hospital Regional de Campo Maior. A diretora da unidade, Celene Fontenele, ressaltou que há três meses o Piauí Conectado é utilizado na unidade e que a internet tem sido de muita relevância para o hospital, dando mais agilidade e segurança a alguns processos administrativos.

“Temos a necessidade da internet em quase 100% dos nossos serviços. Desde a assinatura do ponto eletrônico dos nossos servidores (que é ligado à ATI e à Secretaria de Estado da Administração e Previdência), quanto para manter os cadastros e prontuários dos pacientes atualizados. Temos que fazer o que chamamos de regulação no Sistema Único de Saúde (SUS), que permite ao paciente que faz o cadastro aqui e que tenha necessidade de ir para um hospital de alta complexidade, já leve todo o seu histórico atualizado, isso facilita muito a recepção e dá mais rapidez no atendimento. Todo o sistema de informação do nosso hospital está interligado com os prontuários eletrônicos. Cada paciente tem a evolução registrada”, explica a gestora.

Celene Fontenele (Reprodução TV CCom)
Celene Fontenele (Reprodução TV CCom)

Emprego e renda

O Piauí Conectado também tem impactado na vida da população e gerado emprego e renda. O projeto já emprega 109 pessoas direta e indiretamente, entre cabistas, conectores, profissionais de TI, projetistas de rede e toda a parte administrativa. A expectativa é que esse número venha a aumentar.

De acordo com o diretor de operações da SPE Piauí Conectado, Leonardo Chagas, a empresa tem como diferencial a capacitação dos colaboradores. “Nossa seleção é baseada na inclusão de pessoas da própria comunidade para trabalhar na empresa, para isso também possibilitamos a capacitação nesse tipo de tecnologia”, destacou o gestor.

Leonardo Chagas (Reprodução TV CCom)
Leonardo Chagas (Reprodução TV CCom)

Wagnilson Portela é um dos empregados do Piauí Conectado que teve a oportunidade de aprender o ofício. “Estou aqui desde março. Eu trabalhava antes como frentista em um posto de gasolina, estava desempregado e fui selecionado pela empresa, aqui fui capacitado e fui aprendendo no dia a dia com os companheiros. Essa foi uma oportunidade muito boa, aqui minha carteira é assinada e isso dá mais segurança para mim e para minha família”, comentou o técnico de redes.

Wagnilson Portela (Reprodução TV CCom)
Wagnilson Portela (Reprodução TV CCom)

O cabista José da Silva também é só agradecimento pela oportunidade de trabalhar na empresa e contribuir para que a internet de qualidade chegue à população dos municípios. “O mundo do desemprego não é fácil. Aqui aprendi a fazer a fusão e estou muito feliz com o meu emprego, pois tenho dois filhos para sustentar. Espero que o projeto não pare e que eu possa continuar aqui até o fim do contrato e, se possível, prolongar. É muito bom também ver o nosso trabalho fazendo diferença na vida das pessoas. Fico feliz quando vejo as pessoas usando internet nas praças e de graça”, disse o trabalhador.

José da Silva (Reprodução TV CCom)
José da Silva (Reprodução TV CCom)

Essa perspectiva de poder crescer dentro da empresa também vem sendo experimentada por Francildo Costa. “Eu iniciei como projetista e estou há oito meses trabalhando na empresa, nesse período já fui promovido a gerente de projetos. Ser reconhecido pelo que você faz é gratificante”, disse muito empolgado.

Francildo explicou que o objetivo do Piauí Conectado é levar internet de qualidade para 98 municípios. Desses projetos, 40 já estão aptos e, e 20 em análise pela concessionária. “Mais de 56% dos projetos já foram aprovados e a previsão é que até o fim do ano todos estejam aprovados e para dar início às suas execuções”, comentou Costa.

Francildo Costa (Reprodução TV CCom)
Francildo Costa (Reprodução TV CCom)
CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO PORTAL CIDADE MODELO

Publicidades

  • machado noticias
  • shell select
  • Armazem do povo noticias
  • ki preço noticias
  • rei do kilo noticias
  • faculdade rsa noticias
  • mamba noticias
  • memorial noticias
  • omega bike noticias
  • coleta rr noticias notícias

Deixe seu comentário