Chuvas

Chove há 11 horas em Picos e 80% do município está alagado, diz Corpo de Bombeiros

A chuva desta terça-feira, 04, que teve início por volta das 03h42, é segundo a Instituto Nacional de Meteorologia- INMET a maior dos últimos 15 anos, registrada em Picos

Cidade Modelo 4 dezembro 2018 11:20

Autoridades do município de Picos, estão reunidas, neste momento, para traçar plano emergencial para reparar danos causados pela chuva. Desde 3 h desta madrugada chove sem parar no município.

O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, tenente Hamylton Lemos, informou ao Cidadeverde.com que 80% da cidade está alagada. Até às 11h de hoje 12 pontos de alagamentos foram mapeados.

“Há carros submersos. Nossa prioridade agora é saber se há vitimas. A reunião é para traçar plano emergencial porque 80% do município está alagado. Atualmente temos 12 pontos de alagamentos, mas a tendência aumentar”, informa o comandante. Equipe do Corpo de Bombeiros estão retirando famílias de áreas de risco.

Imagens feitas por populares mostram ruas alagadas com forte correnteza. Em um dos vídeo, um popular cai de bicicleta na água [veja abaixo].

A prefeitura de Picos, através das Secretarias Municipais de Obras, Habitação e Urbanismo, Defesa Civil, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e procuradoria do município fará o plano emergencial.

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana está levantando áreas que precisam ser isoladas. Até o momento, a Sttram interditou o trânsito na ladeira que dá acesso ao bairro Aerolândia e BR 316, assim como as ruas Luís Nunes e Armínio Rocha, no bairro Bomba.

Ontem (3) o setor de metereologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente adiantou que irá chover em boa parte do Piauí durante todos os dias deste semana.

Na Rua Dom Severino, bairro Parque de Exposição. No local cerca de quatro residências foram invadidas.

Como a da doméstica Luzeni Maria de Oliveira, que passou horas de aflição, após a água tomar sua casa.

“Aqui antes entrava água mas não para perder as coisas dessa forma. Depois da construção do SEST (Serviço Social do Transporte). Todas as casas da rua tiveram percas”, disse a doméstica.

Luzeni registrou o alagamento, no vídeo que circula pelas redes sócias, ela mostra a altura do nível da água que chegou a mais de um metro.

O pátio campus Senador Helvídeo Nunes da Universidade Federal do Piauí também registrou acumulo de água.

Defesa Civil

Nossa redação procurou a Defesa Civil de Picos, que está sem coordenador há mais de um mês. Fomos informados que na pasta existe um servidor, mas até o momento o mesmo não foi localizado.

Chuva desta terça é a maior dos últimos 15 anos em Picos

“Estamos necessitando de uma chuva dessas. Com intensidade moderada e forte e muito duradoura. O último registro de chuva que durou esse tanto e teve essa intensidade foi registrada em 2003, que chegou aos 125 milímetros, de lá para cá nenhuma chuva atingiu os 100 milímetros”, disse o técnico do INMET, Eugênio Lopes.

Eugênio explica, que apesar de não ter ocorrido tempestade, os prejuízos se devem ao fato de Picos ser uma cidade com um relevo acidentado, mas apesar disso, a precipitação é de suma importância para toda a região.

A frente fria que se estacionou no Nordeste deverá provocar mais chuvas nos próximos dias, mas após seu deslocamento, as temperaturas deverão voltar a se elevar.

“Acreditamos que outras chuvas virão, nesta intensidade será difícil. Deveremos ter tardes quentes durante o mês de dezembro com temperaturas de até 38º”, explicou o técnico.

A chuva deixou prejuízos nos mais diferentes bairros da cidade.

Fonte: /Cidade Verde Picos 40 Graus

Publicidades

  • shell select
  • memorial noticias
  • colegio machado noticias
  • faculdade rsa noticias
  • omega bike noticias
  • rei do kilo noticias
  • coleta rr noticias notícias
  • Armazem do povo noticias
  • ki preço noticias
  • mamba noticias
  • pao e cafe noticias

Deixe seu comentário