eleições 2018

OAB repudia ataques discriminatórios contra os nordestinos

O Nordeste foi alvo de ataques por ter sido a única região do país onde o candidato a presidente, Jair Bolsonaro (PSL), não obteve o maior número de votos

Cidade Modelo 9 outubro 2018 17:25

Os presidentes de todas as nove seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste se manifestaram, nesta terça-feira (09), contra os ataques discriminatórios sofridos pelos nordestinos, nas redes sociais, após o 1º turno das eleições realizado no domingo (07).

Segundo a nota, as manifestações políticas devem sempre respeitar os princípios e valores fundamentais da ordem republicana, notadamente a tolerância, a dignidade da pessoa humana e o objetivo comum de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

O Nordeste foi alvo de ataques por ter sido a única região do país onde o candidato a presidente, Jair Bolsonaro (PSL), não obteve o maior número de votos. Fernando Haddad, candidato do PT, foi o mais votado.

Foram registrados ataques como: “Nordestino vota no PT, mas depois vem pro Sul procurar emprego”, “Pelo amor de Deus, vamos separar o nordeste do resto do Brasil”, “Nordestino não é gente. Essa eleição foi só mais uma prova disso” dentre outros.

Confia abaixo a nota na íntegra:

O Brasil vive um momento crucial em sua democracia e, no processo eleitoral, é legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população. Contudo, as manifestações políticas devem sempre respeitar os princípios e valores fundamentais da ordem republicana, notadamente a tolerância, a dignidade da pessoa humana e o objetivo comum de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

É crucial, portanto, que o salutar confronto de ideias neste período eleitoral não descambe no discurso de ódio e em manifestações discriminatórias, as quais, por sua natureza, violam o princípio democrático. O crime de racismo, declarado inafiançável e imprescritível pelo Constituinte originário, deve ser repudiado e combatido por todos os cidadãos brasileiros, independentemente de suas convicções políticas e das correntes ideológicas que abracem.

O delicado momento vivido por nossa jovem democracia exige de todos o empenho por manter a união do povo brasileiro em toda a sua diversidade, não apenas de raça, sexo e cor, mas também de origem. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de racismo e de discriminação.

OAB Alagoas – Presidente Fernanda Marinela

OAB Bahia – Presidente Luiz Viana

OAB Ceará – Presidente Marcelo Mota

OAB Maranhão – Presidente Thiago Diaz

OAB Paraíba – Presidente Paulo Maia

OAB Pernambuco – Presidente Ronnie Duarte

OAB Piauí – Presidente Francisco Lucas

OAB Rio Grande do Norte – Presidente Paulo Coutinho

OAB Sergipe – Presidente Inácio Krauss

 

 

Fonte: Gp1

Publicidades

  • faculdade rsa noticias
  • colegio machado noticias
  • coleta rr noticias notícias
  • mamba noticias
  • rei do kilo noticias
  • Armazem do povo noticias
  • memorial noticias
  • shell select
  • omega bike noticias
  • pao e cafe noticias
  • ki preço noticias

Deixe seu comentário